Exemplo de longevidade, comemorou no dia de ontem 109 anos, Anna Ribeiro Sicupira, mãe do conhecido cronista esportivo e ex jogador de futebol, Barcímio Sicupira,cercada do carinho de familiares e amigos.
Trancrevo aqui o que escrevi a seu respeito, há algum tempo.
“Anna, durante toda sua vida, teve sempre qualidade de vida,cultivou o hábito de comer pouco e fazer suas refeições nas horas certas, preocupando-se sempre com sua saúde e possível sobrepeso. Dorme todos os dias no mesmo horário. Desde jovem lê muito, preocupando-se em aprender coisas novas e até hoje, com a aquisição de novos óculos, ainda se arrisca a resolver palavras cruzadas e a tricotar cachecóis.
Mas talvez o grande segredo, segundo seus familiares, foi ter sempre muita paciência e saber lidar com situações conflitantes da melhor forma possível e com bom humor.
Apesar da fragilidade própria de uma idade tão avançada, é uma mulher muito interessante e inteligente, mantendo com voz delicada uma agradável conversa.
Está sempre cercada de atenção de familiares e cuidadoras.
Toma poucos medicamentos e sua saúde física é satisfatória, se considerarmos seus 107 (hoje 109) anos de vida.
Atendo-a com muita satisfação há algum tempo e quando me perguntam o que um médico geriatra pode fazer por uma pessoa como a Anna, respondo que além dos cuidados básicos pontuais e medicamentos estritamente necessários, procuro não atrapalhar, principalmente com dietas rigorosas ou excesso de medicação, pois quem chegou a uma idade como esta, talvez tenha mais a me ensinar do que eu a ela.”
Dr. Luiz Antonio Sá