Temos vários tipos de memória de curta e longa duração e um destes pode falhar se não for devidamente estimulado, principalmente a chamada Memória não Declarativa.
Causas mais comuns de falha de memória:
- Insônia
- Stress, ansiedade e depressão
- Drogas lícitas (medicamentos) e ilícitas
- Falta de uso da memória e ficar numa zona de acomodação, sem exercitá-la
- Doenças cardio vasculares e metabólicas (p.ex. diabetes, hipotireoidismo)
- Doenças neuro degenerativas (Demências)
Todas podem ser combatidas e melhoradas com tratamentos específicos.
Dicas para melhorar a memória
- Atividade física ( no mínimo 4 vezes por semana)
- Atividade diária: Atividade intelectual (exercícios de memória, leitura, palavras cruzadas,praticar jogos, xadrez p. ex), interação pessoal e envolvimento sócio cultural ( isto é, manter sempre contato com outras pessoas), exercícios cerebrais, alguns simples como recordar fatos do dia a dia e aprender novas habilidades.
- Procure sair da zona de conforto e vá em busca de atividades novas.
- Cultivar a atenção: ater-se aos fatos mais importantes que ocorreram durante o dia ou em sua vida e procurar guardá-los; exercitar-se com objetos simples, mantendo a concentração (Quando alguém está falando com você, olhe para a pessoa e a ouça atentamente. Se você perdeu algo que foi dito, peça à pessoa que repita ou que fale mais devagar. Ao final da conversa repita mentalmente a mensagem fundamental)
- Exercícios mnemônicos: Associar fatos a imagem e procurar guardá-los na memória, principalmente sobre os nomes de pessoas (tão comum esquecer….). Procure associar este nome a alguém conhecido ou a uma característica desta pessoa (olhos, nariz, cabelos, por exemplo).
- Relaxar e estar emocionalmente bem: É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso
- Boa qualidade do sono
- Alimentação e psique saudáveis
CUIDEM-SE!!
Dr. Luiz Antonio Sá