O que é "Memória Fitness"?

    • Dr. Luiz Antonio no consultório Memória Fitness

 

Obrigado por visitar nosso site!

Publicaremos periódicamente artigos, estudos, entrevistas, respostas a questionamentos e outros ensinamentos médicos relacionados ao envelhecimento e a velhice, principalmente relacionados a memória, com o intuito de trazer auxílio e esclarecimentos. Tem uma dúvida? Entre em contato!

Credenciados pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa em São Paulo em Estimulação Cognitiva Intergeracional, especialista em Geriatria e Gerontologia, desenvolvemos o conceito Memória Fitness, com o objetivo de avaliar, diagnosticar, tratar e acima de tudo prevenir as causas básicas de falhas ou perda da memória, nos colocando a disposição para estes atendimentos"

Com o envelhecimento populacional cada vez maior, já de muito tempo, não somos mais “um país jovem”. Abaixo, transcrevo a evolução e a inversão da pirâmide populacional em nosso país, tendo como fonte IBGE/2013, com pessoas acima de 60 anos.

  • Em 2002: 8,6 % da população =15 milhões de pessoas;
  • Em 2014: 12,1% da população = 25 milhões de pessoas;
  • Em 2030: 17% = 41 milhões de pessoas;
  • Em 2050 : 30% da população = 64 milhões.

Com este aumento seremos um dos países “mais velhos’ do mundo. Isto é preocupante, pois teremos muito mais idosos em nossos meios, com suas doenças e necessidades, maiores que uma população jovem. Só para ilustrar, estamos já nos aproximando de termos o mesmo número de pessoas acima de 65 anos com o de crianças de 1 a 5 anos.

No processo de envelhecimento, ao redor dos 50 anos, uma série de doenças nos acometem tais como Osteoartrite, Osteoporose, Dislipidemia, Hipertensão Arterial, Diabetes e outras mais, sendo que boa parte delas são silenciosas, se manifestando tardiamente, quando os danos causados podem ser irreversíveis.

Dentre as mais inquietantes, sem dúvida são as manifestações de perda de memória, com esquecimento de fato considerados óbvios, com receio das terríveis Demências, capitaneadas pela Doença de Alzheimer a mais comum delas.

E este fato tem razão de ser, pois a prevalência aumenta progressivamente com a idade sendo que aos 65anos, 10% são acometidos e em torno de 40% aos 85 anos. Então é um assunto que deve ser estudado e conhecido, principalmente nas suas formas de prevenção.

Porem, nem todo esquecimento é Demência, haja vista que cada vez mais muitos jovens se queixam de falhas de memória. Boa parte são por razões que apresentaremos nos artigos a seguir, procurando esclarecer e ajudar.